terça-feira, 1 de novembro de 2011

QUINTO ENCONTRO PROINFO - 31/10/2011

 LOCAL: LABORATÓRIO DA EEEFM LUZIA SIMÕES BARTOLLINI
TEMA:GERENCIANDO PASTAS. APRENDENDO A LER WIKIS

RELATÓRIO:
1- Neste nosso quinto encontro destacou as unidades 4 e 5 do programa PROINFO, que aborda: Uso eficiente do teclado; Design para quem não é designer; uso do mouse; a linguagem padrão das interfaces; uso do gerenciador de arquivos; uso do editor de texto e Wikipédia.
2- Tivemos a parte prática que envolveu a abordagem da unidade 4 (seguindo um roteiro da atividade): Trabalhamos na área de trabalho do Linux, criando pasta e fazendo alterações necessária, como por exemplo nomear, renomear, enviar para a lixeira e até mesmo exclui-la.
3- Assistimos um vídeo intitulado: "Educação na era da informação"
Foi muito bom este encontro abordando a prática que é essencial para avaliar nosso desempenho em qualquer atividade que participamos.

ATIVIDADES DESTE DIA
a) Manuseio com pastas ( parte prática)
b) Dinâmica: Produção textual coletiva, a partir de tema: "O mundo digital e os desafios do professor"

MINHA PRODUÇÃO TEXTUAL:
   Uma das características dos alunos que frequentem as escolas hoje, são de pessoas  habituadas a usar a internet,  participam de redes virtuais. Assim, o profesor se depara com um grande desafio que é de aprender a usar os recursos conhecidos pelos alunos para assim usá-lo a fim de aumentar a motivação e interesse dos alunos pelo ensino.
   Outro desafio pode está na resposta a pergunta: "Que faz o professor, geralmente mal remunerado, sem computador e ocupado em mais de um emprego, para se atualizar em sua disciplina e também em informática, já que isso não é mais um diferencial, mas um pressuposto?" (Ângelo Edval Roman)
   O docente deste século deve ser um orientador que deve colher, tratar e utilizar bem a informação. O professor, com um giz ou um mouse, necessita estar sintonizado com os desafios de seu tempo.  

CONCLUSÃO 
De acordo com a Wikipédia: A prática é a realização de uma teoria concretamente. Uma teoria só é considerada como tal se for provada pela prática, ou seja, não existe teoria sem prática. O nosso 5º encontro, deixou isto bem claro, não basta apenas a teoria. Se não há prática como provaremos que assimilamos o que nos foi passado? Este encontro mostrou que é preciso a prática para que aja um domínio do programa estudado e assim está preparado para aplicar quando necessário. Gostei. Estou aprimorando muito meus poucos conhecimentos de antes.
 

Um comentário:

  1. "O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar."
    ( José Arthur Giannotti )

    ResponderExcluir