UNIDADE: 4
ATIVIDADE: 4.3
TEMA:
Leitura, reflexão e discurssão sobre mídia-educação
Ao ler o texto do autor Sílvio da Costa Pereira-
"Mídia -Educação no contexto escolar",
percebemos algumas críticas que é feita aos professores de Florianópolis, os
quais não promovem ou estimulam os educandos ao uso dos recursos tecnológicos
existentes na escola. Fica claro que o educador tem seus desafios em algum
campo de atuação, pois a tecnologia se inova a cada dia, muitos dos educadores
atuais que antes não vivenciaram ou conviveram com as tecnologias disponíveis
hoje tem grande dificuldade em adaptar-se, por exemplo a 10 ou 15 anos atrás
pouco se falava de tecnologia da educação. Hoje vemos a importância dos planejamentos de aulas, dos cursos voltados
para a tecnologia moderna, por exemplo a Internet, a TV, o som,
computadores, etc.. por que muitos de nós como profissionais ainda temos
muitas dificuldades em lidar com tais
meios e acima de tudo usá-la com nossos alunos, e mais, sabendo que muitos
deles sabem utilizar as tecnologias mais do que muitos de nós professores. Na
leitura do texto o autor fala da importância de saber sobre o letramento midiático, que é um meio que permite
jovens e adultos conhecer várias formas comunicativas do seu tempo, tendo um
olhar crítico, com uma leitura autônoma e criativa sobre esse letramento das
mídias, levando os professores a aprender e mediar este ensino. Para o
autor a mídia começa a tomar grandes proporções de
tal maneira que são tidos como importantes espaços educativos. Destacando
a importância de que as escolas precisam
ter que se adequar aos novos recursos midiáticos, existentes nos espaços
extra-escolas e que também são utilizados por alunos e professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário